Extrato IRPF 2019: Como Consultar? Número do Recibo

A Receita Federal é o órgão público responsável pelo recolhimento do Imposto de renda de pessoa física e jurídica. O contribuinte poderá tirar o extrato IRPF 2019 pessoalmente ou pela internet. Continue a sua leitura e veja como é fácil fazer a emissão do seu extrato IRPF 2019.

Extrato IRPF 2019
Extrato IRPF 2019

Saber como fazer a emissão do extrato do Imposto de Renda é de grande valia para o contribuinte que quer acompanhar de perto a sua situação econômica com a Receita Federal.

Esse imposto de renda de pessoa física nada mais é do que uma contribuição feita em dinheiro para o Governo Federal brasileiro.

Na prática, para você entender melhor, essa declaração do imposto de renda de pessoa física é um documento onde o cidadão declara todos os seus rendimentos obtidos no ano para que a Receita Federal possa comparar com o valor que foi contribuído para o governo.

Caso os valores não batam, o cidadão fica retido em malha fina.


Para que serve o Extrato IRPF 2019?

Ao emitir o Extrato IRPF 2019, o cidadão pode acompanhar toda a sua situação como contribuinte. Com esse extrato, você poderá conferir as seguintes informações:

  • Quais foram as pendências que deixaram a declaração retida em malha fina e como resolver essas pendências por meio de agendamento de atendimento, onde será necessário apresentar os documentos comprobatórios de todas as informações ou por meio de retificação da declaração;
  • Saber se todas as quotas do IRPF estão sendo cobradas e pagas de forma correta ao Governo;
  • Poder fazer a solicitação de alteração dos débitos feitos de forma automática das quotas;
  • Parcelar e identificar todos os débitos.

 


Como emitir o Extrato IRPF 2019

Para você fazer a emissão do seu Extrato IRPF 2019, é necessário que você visite o site oficial da Receita Federal. Lembre-se: não visite links estranhos enviados para o seu e-mail ou qualquer outro que parecer suspeito.

Preencher suas informações em sites fraudulentos pode acarretar em sérios problemas para você. Os roubos de informações pessoais por quadrilhas especializadas nesses tipos de crimes estão cada vez mais frequentes. Não seja mais uma vítima.

Abaixo você confere como fazer a emissão e consulta do IRPF 2019.

Para você ter acesso ao seu extrato é necessário ter o código de acesso ou Certificado Digital.

Como gerar o código de acesso

  • Acesse → esse site
  • Preencha o seu CPF, data de nascimento e caracteres da imagem e clique em “Avançar”;

  • Digite todos os dados que forem solicitados e os números do recibo do IRPF, crie uma senha e em seguida clique em “Gerar código”;

  • Guarde esse número que for gerado;
  • Acesse → esse site
  • Preencha o número do seu CPF, código de acesso, senha e clique em “Avançar”.


Como gerar o Certificado Digital

Para solicitar a emissão do Certificado Digital, é necessário visitar o site de qualquer uma das empresas autorizadas pela Receita Federal a fazer a emissão deste documento. Elas são chamadas também de Autoridades Certificadoras Habilitadas.

Acesse → essa página e escolha a sua para fazer a emissão.

Acesse o site empresa e siga todos os procedimentos.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Extrato IRPF 2019: Como Consultar? Número do Recibo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *