Recuperar Recibo IRPF 2019: Consultar Extrato e Número do Recibo

O usuário pode recuperar recibo IRPF 2019 de algumas maneiras. A numeração é um item obrigatório para fazer a declaração no ano seguinte. Quer saber como recuperar recibo IRPF 2019? Veja mais informações a seguir.

Recuperar Recibo IRPF 2019
Recuperar Recibo IRPF 2019

Recuperar recibo IRPF 2019

Todos os contribuintes que declararam o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) depois do final do processo recebem os números. Esta sequência apresenta 12 números que identificam a declaração anual.

✓ Veja também as novidades ligadas ao IRPF 2019!

Esta numeração não é necessária que seja indicada, pois não é considerado um procedimento obrigatório para o contribuinte. Ou seja, não é preciso ter este item para efetuar e enviar sua declaração IRPF no ano seguinte. 

Mas se o contribuinte tem interesse em fazer o acompanhamento do processo da declaração pela internet. Ou então se ele precisa efetuar a declaração retificadora, essa numeração é necessária.

De qualquer modo existe uma solução para o contribuinte que perdeu a numeração. Portanto, se ele não consegue localizar o número de identificação da sua declaração ele pode recuperar. Veja a seguir as formas de recuperação.


Consultar extrato IRPF 2019

Antes de recuperar recibo IRPF 2019 o usuário também pode efetuar a consulta do seu extrato. Para o processo siga as etapas abaixo:

  • O primeiro passo a ser dado para a consulta do extrato IRPF 2019 é contar com um código de acesso que é obtido no site da Receita Federal. Caso você não possua entre aqui;
  • Na página do Atendimento Virtual (e-CAC) é só clicar na opção “Gerar Código de Acesso”;
  • Em seguida, é só informar os dados solicitados para finalizar este processo;
  • Feito isso, vamos ao segundo passo que consiste em acessar novamente o mesmo link e clicar na opção “Acessar”;
  • Ao realizar o seu login, procure por “Declarações e Demonstrativos” e depois por “Extrato do Processamento da DIRPF”;
  • Agora é só escolher o ano referente à declaração desejada, selecionar a opção “Extrato” e em seguida “Situação” para obter todos os dados necessários que lhe serão apresentados em tela.

Número para recuperar recibo IRPF 2019

Além de usar o portal do e-Cac é possível recuperar recibo IRPF 2019 por meio do computador ou celular.  Neste processo é preciso usar o item utilizado para enviar a declaração.

A declaração foi gravada no disco rígido de um computador. Ou seja, ela pode estar na seguinte pasta:

  • “C:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF20XX\transmitidas”.

Para imprimir o recibo o usuário deve acessar estes dados pelo próprio programa da Receita, ir em “declaração”, “imprimir” e depois em “recibo”.

Além disso, desde 2013, a declaração pode ser feita por dispositivos móveis como tablets e smartphones.

O usuário que utilizou o aplicativo do Imposto de Renda com sistema operacional Android deve verificar na pasta \download. Depois de encontrar clique sobre o mesmo para acessá-lo. 

Para usuários do iOS, esses arquivos estarão na pasta de arquivos do programa do Imposto de Renda do aparelho. Para acesso utilize o iTunes.

De qualquer forma para encontrar o sistema operacional adotado no dispositivo móvel, é preciso ter o programa. Ou seja, o usuário deve apresentar o app IRPF que tenha cópia da declaração e os recibo baixados no seu dispositivo.


Unidades da Receita Federal

A alternativa para recuperar recibo IRPF 2019 e ir direto 

às unidades de atendimento da Receita Federal. O cidadão pode encontrar os locais em todo o país. Para saber os endereços, faça a pesquisa abaixo.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Recuperar Recibo IRPF 2019: Consultar Extrato e Número do Recibo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *